Não faço mais do que segui-lo e imitá-lo. Seu nome para os aviadores é uma bandeira. Você é nosso lider   Louis Blériot

1º voo do 14bis  23/10/1906 - 60m a 3m altura         2º voo do 14 bis 12/11/1906 - 220m a 6m de altura

Nº 9 - 1903

…apesar de desafiar meus oponentes, ninguém se apresentava para correr comigo. Deliberei construir uma aeronave de passeio, para meu simples deleite e minhas conveniências.

Consegui, afinal, construir o meu nº 9; e com ele pude conseguir alcançar alguma coisa: fiz dezenas de passeios sobre Paris….

Foi assim que construí o Nº 9, o menor dos dirigíveis possíveis, e apesar de tudo, muito prático.

De fato, para que ele responda vivamente ao leme, dirijo-me metendo para a frente a sua grossa ponta.

Pratiquei pela primeira vez uma experiência deste gênero na terça-feira, 23 de junho de 1903, procurando pela

primeira vez aterrar com o nº 9 diante da porta da minha residência, na esquina da avenida dos Campos Elíseos com a rua Washington.

 

Dois ajudantes puxaram a aeronave, mantiveram-na no lugar enquanto eu subia à minha casa para tomar uma xícara de café. Da abertura arredondada da minha janela olhava, em baixo, a aeronave. Que a cidade me permitisse e num instante eu faria construir no prolongamento dessa janela uma plataforma ornamental para as minhas descidas.

Projetos deste gênero, o futuro os realizará.

Em 26 de junho de 1903, o menino Clarkson Potter subiu comigo.

Quanto a outra circunstância, a da primeira mulher, Aida Costa, uma cubana, manifestara-me seu desejo ardente de voar e o dirigiu.

Um menino de 7 anos subiu comigo e uma encantadora mocinha o dirigiu literalmente, sozinha…

Foi o mais popular de todos os meus…filhos, só mais tarde suplantado pela minúscula Demoiselle.